sábado, 18 de maio de 2013

A escolha do time - A busca pelo elenco - A construção da tática

Post #2

(Data no jogo: 15 de março de 2012, pre-temporada)

Boa noite pessoal!

Vou começar a postar minha jornada como treinador virtual. Na verdade ela já começou, mas ainda estou na pré-temporada, então dá pra iniciar por aqui mesmo.

Meu objetivo no FM é criar um time poderoso, eu não me atraio pela ideia de pegar pra treinar o Barcelona por exemplo. Eu gosto de escolher um time mais fraco e transformar ele em um time campeão mundial.

Nessa jornada escolhi o EC Santo André. Um time da Série C, que nessa versão (2013) do FM nem participa do Paulistão. Gosto de começar por ele porque como não está participando de outros torneios além da Série C sobra bastante tempo de pre-temporada para ajeitar a casa.

Eu tinha no início cerca de 140 dias até o primeiro jogo pela série C, mas sei que logo logo vai começar a Copa do Brasil. O Santo André começa com um elenco de qualidade razoável para a Série C, com bons jogadores como Sérgio Mota (ex São Paulo, jovem, promissor, CJA), Héliton (prata da casa, muito jovem, muito promissor, DC), Bruno Paulo (MA), Paulo Vitor (GL),Vinícios (GL) e mais alguns outros. O maior problema no início é a quantidade de jogadores, começamos com pouquíssimos, não dá nem pra montar um banco de reservas. Então comprei alguns reforços que foram indicados nos relatórios iniciais do observador e solicitei algumas buscas por jogadores liberados para empréstimo. Consegui trazer vários jogadores, vou listar abaixo os que deram mais certo:

  • Diogo Rincon (CJA)
  • Wanderson (DLe)
  • Zé Carlos (PL)
  • Marcos Pimentel (DLd)
  • Wendel (DLd)
  • Simão (VOL)
Teve outros reforços, mas o que se destacam mais são esses.

Também testei várias formações, várias mesmo, marquei vários amistosos, e estava muito desapontado. Não conseguia fazer com que os jogadores fizessem o que eu queria, e a defesa estava toda bagunçada. Tinha jogo que marcávamos 2 gols, mas sempre tomávamos o empate. Isso começou a mudar quando testei essa formação:


Essa formação deu muito certo! Eu fiz dois jogos com ela até agora, sei que é pouco, mas nesses dois jogos o time manteve o padrão: Muito volume de jogo, posse de bola, passes rápidos, infiltrações, chances de gol criadas, e... consequentemente, menos risco de tomar gols.

A tática utilizada para a equipe foi essa:


As instruções para cada jogador também foram pensadas, mas vai ficar muito longo falar de cada um. Resumindo tenho 2 recuperadores de bola que tomam a bola do adversário e pegam os rebotes e alimentam rapidamente o ataque. 3 meias mais avançados que fazem a bola circular a área esperando uma chance de finalizar ou fazer aquele passe mortal, 1 atacante pronto para receber e finalizar e pegar rebotes. A defesa é padrão com Defesas Laterais (automático) ajudando no ataque e na defesa.

Até agora joguei dois amistosos com times de mesma reputação:

  • Santo André 4 vs Guaratinguetá 0 - com 60% de posse de bola
  • Santo André 1 vs Grêmio Barueri 1 - com 70% de posse de bola
Contra o Grêmio Barueri foi muito azar... a bola batia na trave, o goleiro fazia milagre, atacante bom meu se machucou... mesmo assim fizemos 1 no segundo tempo... continuamos pressionando muito... mas aos 89min teve um escanteio pra eles... gol... mó bosta... fiquei xingando alto aqui no AP mó tempão... os vizinhos devem achar que sou louco.

Desculpem pelo tamanho do post, os próximos serão mais curtos, esse foi para apresentar o time e meu projeto no jogo.

Um abraço a todos e até mais! Ah! Postem críticas e/ou sugestões!

Fui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário